A responsabilidade pela segurança é de todos, mas a liderança tem um papel vital em oferecer boas condições de trabalho e evitar acidentes.
Algumas Responsabilidades da Liderança:
Conhecimento e Ação Imediata: Tomar conhecimento de todos os acidentes, com ou sem lesão, e agir rapidamente para evitar repetições.
Primeiros Socorros: Encaminhar imediatamente o acidentado para aplicação dos primeiros socorros em caso de lesão.
Investigação de Acidentes: Participar das investigações junto ao SESMET e CIPA, aplicando medidas corretivas.
Prevenção de Atos Inseguros: Não permitir atos e condições inseguras na área de trabalho.
Normas de Segurança: Conhecer, estudar e garantir o cumprimento das normas e procedimentos de segurança.
Equipamento de Proteção Individual (EPI): Exigir o uso adequado e orientar novos trabalhadores sobre a importância dos EPIs.
Integração de Novos Funcionários: Mostrar riscos do setor, reforçar o uso de EPIs e apresentar o cipeiro.
Inspeções de Segurança: Participar regularmente e reunir-se mensalmente com o supervisor para discutir segurança.
Operação de Máquinas: Proibir que trabalhadores não habilitados operem máquinas.
Medidas Disciplinares: Aplicar medidas em caso de desrespeito às normas, encaminhando o trabalhador para orientações, se necessário.
Treinamento e Colaboração: Participar de treinamentos e trabalhar com profissionais de segurança e CIPA para prevenção de acidentes.
Conclusão
A liderança desempenha um papel crucial na segurança no trabalho, trazendo resultados positivos. É necessário um compromisso contínuo para alcançar o "índice zero de acidentes".
Créditos
Elaborado por: Jair Bado
Téc. de Segurança do Trabalho
Revisado e Aprovado por:
Téc. de Segurança do Trabalho
Data: 13/01/2025

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